• Com Amor

A importância de uma alimentação saudável na infância


A alimentação para as crianças significa muito mais que além das necessidades biológicas para o seu desenvolvimento saudável. No momento da alimentação, é um momento de afeto e vínculo com o grupo, além de ser uma oportunidade para desenvolver, juntos, hábitos alimentares mais saudáveis.


“O ato de se alimentar talvez seja uma das formas mais concretas para a criança estabelecer contato com o mundo, isto é, descobrir necessidades, texturas, temperaturas, sabores, aromas e, principalmente, lidar com todas as emoções que envolvem a alimentação, aguçando todos os sentidos que, quando despertados, gravam no sabor da memória uma nova emoção para o alimentar-se com prazer”.


A criança tem o direito de alimentar-se de forma prazerosa, saudável e balanceada em relação aos nutrientes adequados para o seu crescimento. Em cada etapa da vida das crianças há uma necessidade diferente de quantidade e qualidade de alimentos para o bom funcionamento do organismo. Quando somos crianças, nossa alimentação é voltada para o crescimento de nossos ossos, pele, músculos e órgãos. Nessa fase brincamos, pulamos, aprendemos a ler e a escrever, entre várias outras coisas, sendo uma alimentação balanceada e saudável imprescindíveis a vida, pois a criança precisa de energia para todas essas atividades. É também nessa época da vida que formamos nossos hábitos alimentares, ou seja, que “aprendemos” a gostar ou não de certos alimentos.


Quanto maior for a diversidade de alimentos que forem apresentados as crianças, maior são as possibilidades de consumo desses nutrientes essenciais que a criança irá ter contato, observar, provar, apreciar e deliciar-se com o alimento.


Incentivar o hábito nas crianças de ingerir alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras é imprescindível para que elas cresçam e se tornem adultos saudáveis. E a Escola tem um papel fundamental, propiciando a oferta e estimulando o consumo dos alimentos saudáveis às crianças.


Na COM AMOR a alimentação é oferecida de uma forma harmoniosa, equilibrada e saudável para as crianças. Quando falamos em saudável, pensamos desde a matéria-prima do produto, priorizando por alimentos saudáveis e equilibrados nutricionalmente.


Apresentamos também o alimento in natura de diversas formas como por exemplo a cenoura: cozida ou ralada; pãezinhos colorido de cenoura ou; bolo integral de cenoura. Oferecemos dois tipos de frutas da estação diferentes no lanche da manhã e três tipos de saladas diferente no almoço e jantar.


Nosso objetivo é apresentar diversos tipos de alimentos saudáveis para as nossas crianças, criando uma familiaridade aos alimentos e consequentemente adquirir novas experiências aos diversos sabores que os alimentos podem nos propiciar. Respeitamos o tempo de cada uma no consumo dos alimentos que por hora não sejam apreciados, entretanto, lhes é incentivado a provar / tocar / cheirar ou somente observar. Cada criança tem o seu tempo e isso é respeitado na escola. Vibramos de felicidade quando as propostas no cardápio são aceitas por nossas crianças.



Liziana Balestrin Nutricionista de escolas de educação infantil

📸 Instagram

COM AMOR Escola de Educação Infantil

#manifestocomamor #escolacomamor #comamor #educaçãoinfantil #aprendendocomamor #crianças #educação #berçário #maternal #préescola #infância #cachoeirinha


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo